Descendentes de Augusto Lauschner

Info. Históricas


Pedro Arno Enzweiler

Agradecimento
Pedro Arno Enzweiler, tu fostes uma pessoa iluminada, com forte espírito de luta, trabalho, honestidade e persistência. Vieste de Montenegro, RS, e fostes fazer história e deixar sua marca de construtivismo nas localidades de Macuco, Macucozinho e São Lourenço; e por ser um desbravador nato dirigiu-se para Brasnorte, MT, enfrentando todos os desafios de uma terra onde tudo havia de se construir. Escolheu Iporã do Oeste para residir e ter uma vida tranqüila, porém foi em Brasnorte que fostes encontrar o descanso eterno. Partiste desta vida com a missão cumprida para morar e reencontrar sua primeira esposa, Sibila, falecida em 17/02/1964, e compartilhar agora com o Pai Eterno o Reino dos Céus.
Pedro Arno nasceu em 20/05/1927 e veio a falecer em 27/05/2005, com 78 anos e sete dias; deixa saudades à esposa Lucena Blanca, doze filhos, cinco genros, sete noras, vinte oito netos, nove bisnetos, além de um grande círculo de parentes e amigos. A nós familiares, nos resta agora à graça de Deus, superar esta perda e cumprir nossa missão para novamente um dia nos reencontrarmos.
Agradecemos de forma especial a todos os amigos, vizinhos e parentes das comunidades de Iporã do Oeste, São Lourenço e Macucozinho que manifestaram sua solidariedade através de orações, para o eterno descanso de Pedro Arno. Agradecemos muito além do que as palavras possam expressar. Que Deus os abençoe e os guarde sempre assim tão especiais.
Mensagem: "Morro, mas meu amor não morre. Eu vou para Deus, mas não esquecerei aqueles a quem amei na terra".
Agradecimento especial de Lucena Blanca Enzweiler e Filhos.


374. Samantha Lauschner

Olá! Meu nome é Samantha Lauschner. Eu ja tinha ouvido falar da existência deste documento sobre a origem da família (acho que meu tio Roque havia comentado algo com meu pai a muitos anos, mas não tenho certeza) e decidi procurá-lo via internet. Sou neta de Roberto Lauschner (Bernardo, Augusto) e filha de Ciro Lauschner. Eu estou enviando-lhe este e-mail pois estou analisando a possibilidade de tirar cidadania alemã, (obviamente que não sei se você pode tirar as minhas duvidas mas não custa tentar) e gostaria de saber se você tem alguma informação que possa me ajudar, algo como: alguem da familia já tem cidadania alemã e poderia fornecer esses documentos ou como e onde encontrar esses documentos ja que as exigências são muitas. (Gostaria que você respondesse esse e-mail independentemente da resposta que for) Desde ja agradeço. Um abraço. SAMANTHA LAUSCHNER.
De: "Samantha Lauschner"
Para: reckziegel@yahoo.com
Assunto: Familia Lauschner
Data: Thu, 15 Sep 2005 00:21:24 -0400

De: "Samantha Lauschner"
Para: reckziegel@yahoo.com
Assunto: Re: Familia Lauschner
Data: Thu, 15 Sep 2005 16:55:02 -0400

Muito obrigada pelas informações, foram de grande utilidade. Eu entrei no consulado alemão e vi lá uma clausula no que se refere a solicitação de cidadania que diz que:

2 Um cidadão alemão que tenha emigrado da Alemanha antes de 1904 perdeu automaticamente a sua nacionalidade alemã após uma permanência de 10 anos no exterior. Isto só não ocorreu nos casos em que foi feita uma matrícula, dentro deste período de 10 anos, junto ao consulado imperial.

Portanto acredito que a nacionalidade seja algo praticamente impossível, levando-se em consideração que o Tataravô Augusto veio pro Brasil em 1872. Me diz uma coisa vc sabe se sua irmã ja tentou alguma coisa la pela Alemanha mesmo? Porque dizem que se tentar a cidadania diretamente no país leva poucos meses. Mas tudo bem de qualquer forma obrigada por ter respondido o meu e-mail e caso você necessite de alguma informação que eu possa te ajudar estarei aqui.

Ps: o que eu poderia contribuir com relação à genealogia da familia é: minha irmã Soraya Sheila Lauschner Fernandes casou-se com Gilmar José Fernandes e tiveram as seguintes filhas: Pietra Lauschner Fernandes (nascida em 09/07/1998) e Natasha Lauschner Fernandes (nascida em 02/12/2000)